NOSSA HISTÓRIA

No final dos anos 60, surgiram as estações de rádio voltadas basicamente para música, que seria, desde o princípio, a essência da Frequência Modulada; e no começo dos anos 70, o broadcasting em Frequência Modulada estava a começar no Brasil em formato comercial.

Em 1971, inaugurada a Eldorado FM, a primeira rádio FM do Rio de Janeiro, ocupando a frequência 98.1 MHz, teve o comando do disc-jockey Nilton Alvarenga Duarte, o "Big Boy", o mesmo que dirigia naquela época a Rádio Mundial, e que ficou responsável pela transição da Eldorado nos mesmos moldes das FM norte-americanas da época.

A peculiaridade no começo da FM residia no fato de que, em quase sua totalidade, elas operavam em caráter experimental.

Como o lucro das rádios provinha do AM, o FM do começo dos anos 70 funcionava como uma espécie de "tubo de ensaio".

Nesse espírito, Big Boy concebeu a Eldopop (apelido da emissora) com uma programação totalmente musical, diferenciando-se assim das demais, com pouca locução e seleção musical baseada em rock sinfônico ou progressivo.

Como acontecia com as FM do segmento "jovem" nos Estados Unidos, a Eldo Pop tocava sequências que perfaziam álbuns inteiros, com inserção de vinhetas ou notícias relâmpago.

Tão logo entrou no ar em caráter experimental, a Eldo Pop começou a chamar a atenção de um número considerável de ouvintes, que passaram a ter a emissora como referência para um tipo de música que ainda buscava espaço no mercado fonográfico brasileiro.

Todavia, em 25 de setembro de 1978, um ano e meio após a morte de Big Boy, a Eldo Pop se transformou em 98 FM com uma programação popular e voltada para todas as faixas etárias promovendo uma mudança na sua história e no meio radiofônico lançando artistas da música popular brasileira e internacional e com um novo formato de programação, mantendo apenas no ar o programa Rock Festival, aos sábados e domingos, às 10 da noite.

De segunda a sexta, às 22 horas, entrava no ar o programa: Good Times com o radialista Robson Castro (depois comandado por Fernando Borges) que no começo, tocava flashbacks das décadas de 1970, 1960 e se tornou o programa mais ouvido do rádio brasileiro.

Com o sucesso deste programa, a programação diurna começou a alavancar a audiência com o lançamento de artistas como Michael Jackson, Madonna, Roberto Carlos; Julio Iglesias; Xuxa entre outros que eram tocados pela 98 FM, em conjunto com promoções de eventos como O Rock In Rio, entre muitos que projetaram a 98 FM no mercado publicitário.

Em 1984, a emissora alcançou o primeiro lugar em audiência com o slogan: “Você liga é só sucesso! ”

Um amplamente divulgado numa edição de sábado do Jornal Hoje na Rede Globo, com vários locutores sendo entrevistados.

Depois de longos anos de hegemonia, como a Rádio mais ouvida segundo as pesquisas do IBOPE, a emissora foi perdendo audiência com a entrada de outras emissoras e em 14 de abril de 2008, às 10h, passou por uma grande reformulação, mudando seu nome para Beat98, que incorporou sucessos da música pop internacional, aos sucessos populares (como funk, axé e pagode), sem sucesso...

Em outubro de 2014 surgiram boatos nas redes sociais e na internet sobre a extinção da Beat98 para a entrada da Rádio Globo na frequência 98,1 FM, em seu lugar .

Em 18 de novembro de 2014, A Beat 98 passou passa a ser transmitida definitivamente pela internet, adotando o nome RadioBeat. Porém, no dia 30 de dezembro de 2015, o Sistema Globo de Rádio emitiu um comunicado na sua página oficial informando o fim das suas atividades a partir daquele dia, extinguindo inesperadamente a emissora.

A partir de 2 de junho de 2020, a marca Radio 98 FM Rio, foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Diretoria de Marcas, Desenhos Industriais e Indicações Geográficas pelo radialista Sérgio Luiz Duarte, responsável pelo retorno da emissora nas transmissões via streaming (web radio).

Em 9 de dezembro a Rádio 98 FM voltou ao mercado brasileiro em www.radio98rio.com e agora chega ao mercado europeu com o endereço: www.radio98rio.pt

A proposta da sua programação continua a mesma: Só Sucessos !

A RADIO

ANUNCIE

APLICATIVO MÓVEL GRÁTIS

SEJA MEMBRO

PARCEIROS

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

a rÁDIO 98 fm ESTÁ NA rEDE DE rADIO digital