É seguro salvar senhas no Google Chrome?

Se você utiliza o Google Chrome para navegação na Internet, certamente conhece a famosa janela que pergunta se você deseja armazenar sua senha ao fazer login em uma página web.

A ESET, empresa especializada em detecção proativa de ameaças, explicou para o TecMundo como funciona o mecanismo que o Chrome usa para armazenar e proteger as senhas salvas e ainda analisou alguns aspectos com relação à segurança.



Se você utiliza o Google Chrome para navegação na Internet, certamente conhece a famosa janela que pergunta se você deseja armazenar sua senha ao fazer login em uma página web.


A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, explica qual mecanismo que oChrome usa para armazenar e proteger as senhas salvas e analisa alguns aspectos com relação à segurança.


Quando um usuário clica no botão "aceitar", permite que o Google Chrome salve no computador o nome de usuário e a senha inseridos no formulário de login de um site.

Mais especificamente, esses dados serão armazenados em um banco de dados SQLite3.

Por motivos de segurança, as senhas não são armazenadas em texto simples -ou seja, todas as senhas são criptografadas.


Essa função tem a particularidade de ser projetada de forma que os dados só possam ser descriptografados pelo mesmo usuário do sistema operacional . "Caso um cibercriminoso tenha acesso ao computador, ele pode facilmente obter as senhas, descriptografá-las e roubá-las em texto simples.


Esse tipo de comportamento foi observado em vários códigos maliciosos e até mesmo em trojans bancários direcionados especificamente para a América Latina, onde se destinam a roubar credenciais de acesso de serviços home banking",comenta Daniel Kundro, pesquisador de malware da ESET América Latina.

Para te ajudar a ficar em casa


A ESET aderiu à campanha #FiqueEmCasa, oferecendo proteção para dispositivos e conteúdo que ajudam os usuários a aproveitar os dias em casa e garantir a segurança dos pequenos enquanto se divertem online em meio à pandemia.


No site, os usuários podem ter acesso a: ESET INTERNET SECURITY grátis por 3 meses para proteger todos os dispositivos domésticos, Guia de Tele trabalho, com práticas para trabalhar em casa sem riscos, Academia ESET, para acessar cursos online que auxiliam a tirar mais proveito da tecnologia e o DigiPais, para ler conselhos sobre como acompanhar e proteger crianças na web.

9 visualizações

A RADIO

ANUNCIE

APLICATIVO MÓVEL GRÁTIS

SEJA MEMBRO

PARCEIROS

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

a rÁDIO 98 fm ESTÁ NA rEDE DE rADIO digital